Images

Images Faça sua Pré-matricula

Sobre o curso

Técnico em Saúde Bucal:

O Técnico em Saúde Bucal (TSB) responde diretamente suas funções ao cirurgião-dentista, e cabe a ele: participar do treinamento e capacitação de ASB e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde; participar das ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais; participar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos, exceto na categoria de examinador.
Ao TSB também deve ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor; fazer a remoção do biofilme; supervisionar o trabalho do ASB; inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista; proceder à limpeza e à anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares; remover suturas; aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos; realizar isolamento do campo operatório; exercer todas as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.

Duração do curso é de 1 (um) ano e ½ (meio) a 2 (dois) anos.

- O curso prevê duas Certificações ao aluno:

  • 1 – Final do primeiro semestre o aluno recebe o Certificado de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) – já pode fazer a Carteira de Registro no Conselho de Odontologia e trabalhar.
  • 2 – Na conclusão do Curso Técnico o aluno recebe o Diploma de Técnico em Saúde Bucal (TSB).
Compartilhe

Disponibilidade do Curso

Porto Alegre

Curitiba

Esse curso está em sistema de implantação nas demais unidades. Em breve você contará com esse curso em qualquer unidade.